Secretaria Municipal de Educação promove Semana Pedagógica 2018

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 7 e 8 de fevereiro a Semana Pedagógica 2018, que teve como tema: “Os desafios do Professor do século XXI: a arte de educar está nas mãos do fazer de cada um de nós”. O evento aconteceu na Escola Francisca Leite Braga e reuniu centenas de educadores, os quais acompanharam a solenidade de abertura que contou com a presença da prefeita Renata Christinne, secretários municipais e vereadores.

Durante os dois dias de seminário de formação, os educadores participaram de oficinas temáticas divididas em quatro eixos: (I) Alfabetização e Letramento: Práticas na Aquisição da linguagem; (II) Os desafios de enfrentar a violência no cotidiano do ser professor;  (III) Quem conta, reconta e faz de conta; e (IV) Educar e brincar com jogos matemáticos. Os educadores também acompanharam uma palestra proferida pela Profª Thaís Jussara Oliveira, Mestra em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a secretária Solange Costa, um dos principais focos a ser trabalhado nas escolas municipais neste ano letivo será a melhoria na alfabetização dos alunos, reforçando a escrita, leitura e interpretação de textos, além do ensino mais eficaz na área da matemática, ou seja, a chamada proficiência no ensino. Em relação ao ano letivo, as aulas na Rede Municipal de Ensino começam no dia 19 de fevereiro.

Vale ressaltar que  a gestão da prefeita Renata vem ampliando o investimento em educação através de recursos próprios da prefeitura e convênios com órgãos governamentais, com contrapartida da gestão municipal, a exemplo do recente convênio com o Governo da Paraíba para a reforma e ampliação da Escola Municipal Profª Elvira Silveira, primeira escola a oferecer ensino em tempo integral no município de Belém, e a climatização das escolas Afonso Astrogildo de Paula e Anita de Melo Barbosa.