Secretaria de Agricultura inicia entrega de boletos do Garantia-Safra 2017/2018; Saiba mais

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, comunica aos agricultores e agricultoras do município, que aderiram ao Garantia-Safra 2017/2018, que os boletos para o pagamento da taxa de adesão já estão disponíveis. Os agricultores devem se dirigir ao prédio da Secretaria de Agricultura, localizado na Rua João Pessoa, ao lado do Mercado Público, para receber o boleto. A referida secretaria funciona de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

No mês passado, a prefeita Renata Christinne assinou o Termo de Adesão do município de Belém ao Garantia-Safra 2017/2018, garantindo a contrapartida da prefeitura, e participou de uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS) a partir da qual foram homologadas as inscrições para o recebimento do benefício pelos agricultores e agricultoras.

Garantia-Safra

O Garantia-Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão de fenômenos climáticos, como seca ou excesso de chuvas. Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa.