Café Cultural: Estudantes apresentam os resultados das oficinas sobre a história de Belém

Estudantes de escolas públicas e privadas do município de Belém apresentaram na quinta-feira (03/08), durante “Café Cultural” realizado na Biblioteca Municipal Profª Maria Lira, os resultados das oficinas sobre a historiografia local, os quais serão publicados em livro neste ano do sexagenário de emancipação político-administrativa de Belém.

Com o tema “Fontes históricas. Como pensar e construir a história da nossa cidade”, a oficina foi dirigida pela professora Sabrina Bezerra, graduada em História pela UEPB e mestra pela UFPB, que durante três meses realizou junto com os estudantes uma série de pesquisas em órgãos governamentais, como a Câmara Municipal de Belém e a Assembleia Legislativa da Paraíba, em busca de fontes para o desenvolvimento das oficinas que aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita de Melo.

Também contribuíram com as oficinas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), por meio das explanações do arquiteto Gúbio Mariz e o arquivista Jefferson Dantas, os quais destacaram as ruas e casas que retratam o início da cidade e falaram acerca do tema “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Belém”; e o historiador e geógrafo Júnior Miranda, que abordou os aspectos básicos da geografia do município, que está localizado na região metropolitana de Guarabira: o relevo, a hidrografia, o clima, a vegetação e a demografia de Belém.

Na aula inaugural realizada em maio, a prefeita Renata Christinne destacou a importância de todos conhecerem a história do município, para que, ao fortalecer a identidade local, à pertença ao lugar onde vivemos, todos possam contribuir com a preservação do patrimônio material e imaterial da comunidade.

O Café Cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação da secretária de Cultura, Márcia Regina; da secretária de Educação, Solange Costa; além de promotores culturais, músicos, professores e estudantes.

Raízes Culturais – Rota do Brejo

Durante o evento na biblioteca ainda foi apresentado aos participantes o novo roteiro turístico Raízes Culturais – Rota do Brejo, no qual o município de Belém está incluído e abrirá a rota turística no dia 6 de outubro próximo.

Idealizada pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, o Projeto Raízes Culturais – Rota do Brejo é formado pelos municípios de Alagoinha, Belém, Borborema, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pilõezinhos e Serra da Raiz, e terá uma diversificada programação cultural que vai até o dia 26 de novembro.