Belém 60 Anos: Equipe da TV Assembleia da Paraíba realiza reportagem sobre a história do município de Belém

Nesta segunda-feira (07/08), uma equipe de TV da Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma série de gravações com moradores da cidade de Belém para o programa Nossa Paraíba, que conta a história dos municípios paraibanos.

Um dos locais visitados pela equipe da TV Assembleia foi a feira livre, onde foram entrevistados alguns comerciantes e os violeiros Zé Cota e Severino Cota. Já na Praça 6 de Setembro, entrevistaram o artesão Felipe e o autor do Hino de Belém,  Zé de Artur, que falou um pouco sobre a composição do hino municipal.

A TV Assembleia também realizou gravações em um restaurante da cidade no qual foram apresentados pratos típicos de Belém e região, como o “picado”, a carne de bode, a macaxeira, entre outros pratos da culinária local. Em seguida, na Igreja N. Sra. da Conceição, a equipe conversou com o historiador Júnior Miranda, que falou sobre a formação do então povoado de Gengibre, a construção da Igreja N. Sra. da Conceição, a emancipação política etc., e também com as moradoras Luiza e Bernadete.

Por fim, os profissionais da TV Assembleia visitaram, no Sítio Lagoa de Serra, o Sr. José Luiz, idoso belenense que construiu um parque infantil com materiais recicláveis; o distrito de Rua Nova, com destaque para a história da construção da Capela Nossa Senhora da Pureza e as antigas bodegas da localidade; e ainda o Engenho Retiro, fundado em 1920, onde é produzida a cachaça D’dil.

O programa Nossa Paraíba é exibido pela TV Assembleia às quartas-feiras, a partir das 20h, e pode ser acompanhado pela internet através do link: http://www.al.pb.leg.br/tv-assembleia/ao-vivo. Ou, posteriormente, pelo YouTube: https://www.youtube.com/user/LegislativoPB.

A TV Assembleia também é transmitida por meio dos canais 40.2 digital; 11 (NET) e 340.2 (Vivo).

Secom